sábado, 1 de junho de 2019

Escritos de Yara - ADIEU!!!!

ADIEU!!!!

À Marlene , duquesa de Montenegro


YARA de NEREA

Puerto Iguazu, fevereiro / 2013


A Capital de todos os paranaenses está mergulhada na Era do Gelo .

Em uma hora , o glorioso verão . O azul .

Atravessamos a ponte . A paisagem é a mesma . As diferenças ficam por conta dos naturais da terra e dos colonizadores .

Deleito - me com o castelhano . Soa melódico , poético , dramático como prelúdios de Debussy .

Já sem relógio , da sacada assisto os rios - Iguaçu e Paraná - entregarem - se num abraço amigo. Vão tranquilos, confiantes . Isso é bom . Sem confiança não existe amizade . Assisto a floresta enquanto fumo . Sim - há apartamentos pros do tabaco . Nossos vizinhos não são pelotudos . Tratam de agradar a gregos e troianos .

Depois de um pisco sour , diante do esplendoroso au revoir de sua majestade - o cassino . Como todos , feérico !!!! Escolho as máquinas com temas egípcios , sem desprezar as que fazem girar bar , bar , bar .... Delícia deliciosa cariño !!!!
Estou em Alexandria . Rogo audiência com a rainha . Pago o pedágio , óbvio . Cleópatra - com voz de deusa - concede - me o encontro : "seja bem - vinda ao meu reino" diz , sedutora . Ordena que todas as luzes sejam acesas e que os músicos iniciem a sessão . À cada toque na tecla - se sou bem sucedida - Isis encarnada , me estimula a prosseguir : "bravo!!!!" "Estou orgulhosa de ti !!!!" "Brilhante !!!!" "Oh my God , double !!!!" "Minha fortuna pode ser tua !!!!"
Os incentivos verbais e os presentinhos entusiasmam . Mesmo sabendo que a senhora do Nilo quer meu dinheirinho, continuo acionando o botão . Absolutamente conquistada , feliz da vida sigo e entrego à soberana tudo que tenho . Alcançado seu propósito , gentilíssima , Cléo agradece a visita e dá por encerrados os trabalhos . Faço respeitosa reverência e , emocionada , balbucio : com sua permissão majestade voltarei amanhã .

Nas terras brasileiras , os hipócritas não querem o jogo jogado legalmente e nós gostamos de tentar a sorte . Haja vista o sucesso das loterias e do jogo do bicho . O fato é que o clandestino resulta mais lucrativo pra muitos . Coisas e loisas de cafajestes.
O governo - sempre sedento por dinheiro - e a sociedade alienada empurram multidões pra fora do país . Penso nos bilhões em impostos que poderiam reverter em ações muito ótimas pra todos . Nos turistas jogadores que chegariam nadando em verdinhas . Nos empregos que beneficiariam milhares . Pros enganadores , bacana mesmo é distribuir bolsa família . Pros espertalhões interessa alimentar a dependência e a ignorância . Os que trabalham que paguem as festas do bode , como pagam todo o resto e ponhamos resto nesta história .

De volta à varanda , uma única estrela preenche o cosmo . Encanto - me com as vozes do jardim , da floresta . Momento perfeito pra saborear uma Quilmes Cristal . Não gosto e não bebo cerveja , mas esta é do peru cariño !!!! À minha esquerda , o Paraguai às margens do rio Paraná . Na frente , além da mata , as luzes do Brasil florão da América , iluminado ao sol do Novo Mundo ! Tomara que um dia seja , pro contentamento geral do povo !!!!
Deixo a porta do balcão aberta - os voadores que picam , não frequentam o ambiente - pra que a calidez da noite embale meu sono .

Acordo na madrugada . A TV apresenta tangos . A música portenha , seus poemas , a dança , primam pela sofisticação . Pela primeira vez assisto uma mulher , jovem , sangrar no bandoneon . A velha guarda canta . Buenos Aires aparece , fascinante como é a Capital Federal ao vivo e em cores .
O programa mostra a cantora idosa saindo de casa , num bairro pobre . Veste um casaco surrado . Com seu cachorro vai à padaria . Pergunta ao atendente : posso pagar amanhã ? A artista que viveu tempos de glória ,
na velhice compra pão fiado . Chocante cariño !!!!

O sol retorna olímpico , como suplicavam os incas aos deuses e eu nem precisei enterrar , vivas , criancinhas e adolescentes . Indescritível o seu reflexo nas águas do rio .
Na grande varanda ( onde se pode fumar ) , delicio - me com empanadas . Um gato negro desfila impávido . Ninguém o incomoda , mesmo porque a maioria lida com seu eletrônico . Poucos conversam entre si . Não carece papo . Comunicam - se , virtualmente , com o universo .

Na festa de seu Momo , cruzaram o rio 154.391 almas . Aforante as que chegaram por dentro . Ingleses , franceses , italianos , japoneses , americanos , indianos , árabes , alemães , holandeses .... Identifica - se os argentinos pela garrafa térmica , cuia e bomba . Dá - lhe mate che !!!! Muitos dos brasileiros , não cumprimentam sequer os empregados . Que fim levou nossa cordialidade ????

Ao lado da piscina , uma goiabeira exagerada . A fruta não desperta interesse no público . Junto - me aos passarinhos . Puxo um galho e colho duas . São da vermelha . Recostada na espreguiçadeira como , sorrindo . Recuerdos de Antonina . Lembro também da cantora idosa , de Proust e penso : adieu temps perdu!!!! Buscá - lo é inútil . À cada dia , como o tempo , a vida passa , portanto , melhor não ficar de bico . É mais excitante , mais divertido levantar na real . Portanto , adieu , adieu , adieu às ilusões idióticas , às farsas , às contemporizações !!!!

Desta feita estou obrigada a perder a imperdível maravilha das Quedas . Imensa pena !!!! Nas horas da chuva chove como no dilúvio , esplendidamente !!!! Contento - me em apreciar ao jantar , no pátio interno - reservado aos fumadores - cascata bordada em prata. As águas , danadinhas , até música compõem .

Notícias : Bento XVI renuncia ao trono . Ratzinger não suportou mais o engodo, o lesco - lesco imperante no Vaticano . Em seguida ao comunicado , dois raios cairam na cúpula da Basílica . Foi um alerta ???? . Somos todos pecadores é certo . Sua Santidade não pode ser , nem permitir delinquentes no serviço da Igreja .
A sorte dos donos das religiões é que, como não nos comportamos bem , estatelamo - nos de pavor do desconhecido . Como não raciocinamos comemos merda achando que é pudim de leite . Como não pensamos caimos em todas as armadilhas .
Quem virá ???? Um cardeal - como tantos outros - que ama pompas e circunstâncias ???? Que ama o poder sobre todas as coisas - ou - alguém que se dá ao respeito e, por isso mesmo tratará de sanear o pântano milenar???? Herdeiro do espírito malígno do pai , o reizinho norte coreano brinca com ogivas nucleares . Como Aslam , o leão de Nárnia fez com Jadis , a Feiticeira Branca , o mundo tem - sem mais delongas - que saltar no seu pescoço : the game is over , boy !!!! A História ensina que não é prudente esperar a ocorrência da hecatombe , pra tomar - se as providências devidas .
Meteorito despenca na Rússia . As pedras que voam girando voltam a beijar a Terra . Olho aberto cariño !!!!

No jardim , ao som do vento tangueio . Tangueio pra uma bananeira que exibe cacho formidável . Entre um passo e outro falo : se Cretina conseguir avacalhar de vez com o país , chorarei por vos Argentina , clamando por decência !!!! Um povo que sai às ruas ; que bate panelas ; que cobre os cabelos com lenços brancos ; que grita ; que exige respeito , não merece as tragédias anunciadas àqueles que se encolhem no silêncio dos cordeiros - ou - se escondem no silêncio esperto das raposas.

Já em casa , entre outras notícias dessas de explodir o tampo da cabeça , a do desastre provocado pela nossa indigência intelectual . O tratamento oferecido à visitante cubana , defensora da democracia , da liberdade de opinião .
Yoani Sánchez - mulher educada , corajosa , inteligente - ainda que declare aplaudir a liberdade que temos pra destratar pessoas , deve estar barbarizada com umas e outros. A ralé da militância partidária " esquerdista ", proporcionou bela imagem do Brasil ao mundo e a nós mesmos .
Com a " liderança " de plantão que temos , estamos e estaremos deitados - eternamente - num monturo de lixo. OBA !!!! VIVA NÓIS !!!! Cariño!!!!

Nenhum comentário: