quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

OBA!!! VIVA NÓS!!!

YARA SARMENTO

Gentes


Amo meu país; meu estado; minhas cidades: Antonina e Curitiba.
Imensa pena patrícios, mas não tenho orgulho de ser brasileira. Desgraçadamente, somos um povo ignorante; sem memória; sem educação; sem cultura; sem informações; sem boas maneiras; sem consciência política.
Adoramos os “jeitinhos” e queremos - “espertos” que somos - tirar vantagens de todos e em tudo. Confundimos bondade; generosidade; solidariedade com idiotice.
Porque não raciocinamos, estamos sujeitos à toda sorte de manipulações: política; religiosa; afetiva; laboral, etc...
Temos o “demoníaco” hábito de erradicar os que são éticos e, de louvar como heróis, os esgotos da sociedade.
Se não são as nossas bolas que estão sendo apertadas, somos indiferentes ao que acontece à nossa volta.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
Felizmente, contamos com brasileiras e brasileiros respeitáveis; admiráveis; gloriosos.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
Alguns escrevem e falam sobre como estamos vivendo - pra tomarmos tento - mas são poucos os que lêem; os que escutam; os que enxergam; os que pensam; os que conversam sobre as questões do coletivo; os que se dão conta. Aí reside a calamidade.
Nas eleições, votamos em qualquer um. Vendemos nosso voto, abrindo as portas pros ladrões dos cofres públicos. Votamos naqueles que já mostraram a que vieram. Não vemos que - desgraçadamente - a nossa vida está nas mãos dos políticos.
Dá-lhe areia pra nós, os avestruzes. Enfiamos a cabeça no que estiver à nossa frente e, ficamos com o bundão exposto, pra que nos estuprem.
O presente - parece - não existe nos discursos de políticos, em particular, nos das campanhas eleitorais. Tudo fica pra amanhã. Seremos, eternamente, “o país do futuro”?
Somos espectadores das nossas próprias tragédias. Nem nossas dores; nossas decepções; nos mobilizam até a solução dos fatos. Vamos até a metade do caminho. Cansamos; esquecemos nossos dramas e somos esquecidos diante de outros dramas maiores e mais barbarizantes.
Apatia; alienação; deboche; sacanagem; grosserias; violência; medo; impunidade é o nosso cotidiano.
Vivemos num país onde a Justiça é lentíssima e nada confiável.
Vivemos num país onde o som atordoante; o futebol comércio; o carnaval esbórnia; a praia vitrine; os programas de TV produzidos pra atontados; as piadas - geralmente de mau gosto; as transas casuais (olha a aids aí, minha gente!!!), são a solução pros problemas pessoais. São a solução pros problemas deste fabuloso país, deitado – tomando sol; caipirinhas; cervejas mil; morrendo de rir achando tudo dez – em berço esplêndido.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
Em São Paulo - o estado mais avançado do país - 1 milhão e 300 mil eleitores votaram no Tiririca.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
Ministros do Supremo Tribunal Federal, além de tartarugosos, pisaram na jaca até o joelho. Sabiam que o então presidente Lula é festejador de gente sanguinária. Sabiam que ele é protetor de delinquentes e, foi carrasco pros que desejaram asilo no Brasil, pra libertarem-se dos irmãos Castro, ditadores de Cuba. Sabiam que Lula achava-se (e continua se achando) acima das leis vigentes, mesmo assim deixaram pra cabeça desse homem a decisão sobre a extradição à Itália, do terrorista assassino.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
Ter dinheiro é maravilhoso - sim!!! Com dinheiro podemos atender nossas necessidades; aproveitar das comodidades e dos prazeres que a vida pode oferecer. O dinheiro só é “maldito”, quando ganho ou gasto calhordamente.
Agora, com dinheiro ou sem dinheiro; com cargo de liderança ou não, se não temos ética; instrução; cultura; boas maneiras, somos e seremos arrabaleros, ou seja, “pés de chinelo”.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
Isabel, filha de D. Pedro II, sancionou a Lei que aboliu a escravidão, em 1888. Um dos conselheiros da Coroa, o barão de Cotegipe, alertou a princesa regente que assinando a Lei Áurea, poderia estar provocando o fim da Monarquia.
No ano seguinte, proclamada a República, a família imperial teve 24 horas pra se pirulitar do Brasil.
Mesmo sabendo que poderia estar colocando o pescoço da família - e o seu próprio - na guilhotina, Isabel decidiu ficar ao lado dos abolicionistas, pela ampla liberdade dos escravos.
Brasileiras e brasileiros da raça negra, descendentes dos africanos martirizados; explorados; humilhados pelos brancos - hoje - ignorando a História, não dão o devido valor ao gesto de Isabel. Não reconhecem a corajosa e decente postura da herdeira do Trono.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
A mulher que está presidindo o Brasil, que não é semianalfabeta e, muito menos de origem “descamisada,” que, como outros, pode deslumbrar-se pelas delícias do poder; que – revolucionária – lutou contra a ditadura militar e sofreu na carne e na alma de um tudo – acredito - pela liberdade plena; pela justiça social; contra a corrupção reinante; contra os horrores praticados nos anos de trevas – hoje – está no mais alto patamar do poder.
Se, ao contrário de outros “companheiros”, não desejava trocar uma ditadura por outra ainda mais podre. Se, não quiser avacalhar-se de vez e, pra sempre, Dilma está obrigada a peitar a choldra, que permite ao seu lado.
Dilma Rousseff, está obrigada a fazer ver àqueles que a pressionam; a desrespeitam; a humilham - com a exigência de cargos; poder e muita grana, pros seus próprios umbigos republicanos - que chegou o momento histórico da erradicação do exercício político sórdido, que prejudica profundamente o país; o povo.
Dilma, está obrigada a dizer ao dileto amigo Lula quando o mesmo apresentar-lhe “ideias de jerico’: a presidente do país, SOU EU!!!
Se Dilminha (como a chama sua bela progenitora) vacilar, será digerida pelos chacais postados no recinto. Se não se aprecatar, somar-se-á na História do Brasil, aos governantes que nos jogaram no esgoto.
Dilma, está obrigada a promover e acompanhar de muito perto, junto ao Congresso Nacional, as reformas urgentes e necessárias ao país. Reformas que Lula prometeu fazer e não fez.
Mulherada, se Dilma não tomar tento, tiremos o cavalo da tempestade na luta pela igualdade de gêneros, na política partidária.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
A presidente da República - maravilha - quer a erradicação da miséria extrema de nossa gente. Paralelamente, sua excelência deveria querer a erradicação da indigência intelectual extrema que, também, nos faz um povo miserável.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
O machismo brasileiro, continua vivo e atuante.
“Nunca antes na História - recente - deste país”, uma primeira-dama não verteu uma gota de suor com sua contribuição pessoal, trabalhando em benefício dos milhões de brasileiras e brasileiros miseráveis; pobres; de baixa renda.
O maridão petista, “desobrigou” sua mulher do estresse diário desse esforço laboral republicano.
O marido foi implacável na “exigência”, de que sua mulher fizesse o titânico esforço de participar das festas do Palácio da Alvorada, realizadas às expensas do suadíssimo dinheiro do povo.
O marido, numa crueldade sem par, “obrigou” sua mulher à acompanhá-lo nas viagens, em particular, ao exterior. “Sacrificou-a” naquelas viagens cobertas de mordomias; de bajulações. Como um marido despótico “obrigou-a” a conviver com celebridades; com “gente rica”; com gente - que nojo!!! - das “elites canalhas”.
O marido autoritário, “obrigou-a” à acompanhá-lo nos encontros com seus súditos trabalhadores, quando foi conveniente mostrar que o torneiro mecânico que chegou à presidência do país, continuava sendo “povão”.
Convenhamos, peito pra “enfrentar” o maridão teve Ruth Cardoso, que não era petista.
Ruth, com dedicação e sabedoria, realizou a mais importante obra social que este país recebeu das mãos e, da cabeça, de uma primeira-dama.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
O governo petista, no que se refere à Reforma Agrária, caminhou no ritmo de caravana no deserto, do mesmo modo que os governos anteriores de “direita”.
Lula, “o pai / o salvador da pátria”, foi célere e generoso em repassar quilos de dinheiro do contribuinte, ao Movimento dos Sem Terra – MST.
O ex-presidente alimentou, como pode, invasões e destruições de propriedades públicas e particulares. Qual é a razão pro PT promover tumultos desse tipo em seu próprio mandato? Estando no poder, petistas acham que “vale tudo” pra nele permanecer pro resto dos dias?
OBAVIVA NÓS!!!!!!
O Congresso Nacional, depois do show pornográfico no objetivo da majoração dos salários de seus integrantes (considerando, ainda, os “extras” obesos), assim como aos que estão no Poder Executivo – Dilma, lembremos, enquanto estiver no “trono” tem seu sustento e incontáveis mordomias, sob o “patrocínio” do povo – escancarou o respeito que devota aos trabalhadores; ao povo que representa.
Os valores que estão sendo discutidos pro salário mínimo são um ultraje. O governo petista arrepia-se em razão das aposentadorias. Se forem impedidos e severamente punidos, os rotineiros assaltos ao dinheiro público. Se cobrarem, pra valer, dos sonegadores, certamente, haverão recursos pras urgentes e imprescindíveis ações em beneficio do povo. Também, pra pagar aposentadorias / pensões com valores decentes, àqueles que por elas contribuíram, durante enorme parte de suas vidas.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
Nós, brasileiras e brasileiros, no exterior temos reputação de “pau de galinheiro”. Somos vistos como um povo sem cultura; “mão de vaca”; sem boas maneiras.
Como os lugares históricos; as obras de arte não nos interessam, debulhamo-nos fazendo compras. Na volta pra casa, como não sabemos o que - eventualmente - vimos; como não quisemos aprender nada, o espetacular da viagem resume-se em mostrar fotografias (onde é isso, mesmo?? O que é isso, mesmo??); em mostrar as coisas “fantásticas” que compramos.
Como não temos refinamento pra apreciar comidas e bebidas dos países que visitamos, perdemos prazeres que deliciam aqueles que são civilizados.
No estrangeiro, somos temidos como as hordas bárbaras. Somos tidos como “afanadores” - hoteis; lojas; restaurantes, etc. - porque fazemos questão de mostrar ao mundo, o quanto somos “espertos”.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
O mais que triste neste país, é que pra alguns que pensam, até a resistente Esperança - ludibriada; assaltada por governantes e parlamentares; agredida; roubada; assassinada por bandidos corruptores de policiais corruptos; bandidos quase sempre contemplados pela impunidade reinante - começa a fenecer.
OBAVIVA NÓS!!!!!!
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e sua turma - depois de 4 anos de descalabros - resolveram recorrer às Forças Armadas, pro combate ao crime organizado, que há muito tempo desorganiza e enlouquece a população.
Por que tomaram essa medida, somente, em novembro de 2010? Será que só acordaram do sono letárgico, porque perigou a Copa do Mundo de 2014, não rolar no Brasil?
Por que perigou, as Olimpíadas de 2016, serem transferidas pras outras plagas mais seguras? Por que a volumosa grana pras obras de infraestrutura, correu o risco de ser riscada do nosso mapa? Por que, enfim, se tocaram que as notícias internacionais relativas ao domínio da bandidagem, sobre o governo e a sociedade, poderiam desestimular os estrangeiros (que não são suicidas) à assistir aqui, os jogos?
Por que esses estrangeiros, poderiam se recusar a vir pra cidade maravilhosa, que infelizmente pra nós, transformou-se - pela inoperância e/ou safadeza de políticos e cidadãos - num parque de horrores?
OBA!!! VIVA NÓS!!!
O festival anual de deslizamentos de terra e enchentes avassaladoras em estados deste país, têm sido patrocinado – sem nenhuma preocupação com o quanto esse festival custa – por governantes calhordas. Por privilegiados que se instalam em áreas paradisíacas, de preservação ambiental. Pelo “povão” que se “aperta” nos morros e encostas, fruto da ausência de respeito e cuidados do poder público com a população. Pela ignorância na qual somos mantidos.
Outra consequência da nossa indigência intelectual, são as epidemias de dengue.
OBA!!! VIVA NÓS!!!
O discurso do petista Luiz Inácio Lula da Silva, sobre origem “humilde”; trabalho braçal; militância sindical em favor dos trabalhadores; luta contra a ditadura, é exemplar. Agora, a autolouvação sobre seu semianalfabetismo; sobre seu desprezo à leitura; sua nenhuma valorização ao estudo, é crime!
Essa conversa, como tantas outras, enganadora, leva o “povão” a pensar que pode e deve manter-se “tapado”. Que não precisa ir à escola; que não precisa educar-se; que não precisa cumprir as leis.
Essa edificante lição do petista, leva brasileiras e brasileiros a pensar, que mesmo sem ter os atributos exigidos, poderão chegar até à presidência da República.
Poderão – acima de tudo – acreditar-se o centro do Universo. Poderão tornar-se milionários. Poderão ter, aos seus pés, serviçais que lhes propiciarão o que desejarem, mesmo que a legislação vigente seja ferida.
Poderão dar ordens, por mais absurdas e canalhas que sejam, porque elas serão capachamente cumpridas. Poderão ganhar presentes que nem a rainha da Inglaterra, hoje, ganha.
Poderão mentir, com a maior cara de cimento armado, porque o “povão” “tapado” vai acreditar e, achar que tudo corre às mil maravilhas no país.
Alguns intelectuais de “esquerda” - que sabem ser tal situação cavadora de covas, cada vez mais profundas pra todos nós - aplaudem e estimulam o desastre. Embriagados pela “ideologia” e/ou na expectativa de participar das “festas do bode”, são responsáveis também por este trágico espetáculo.
OBA!!! VIVA NÓS!!!
No Paraná, o então governador Roberto Requião, “deitou e rolou” em muitos e variados campos. Os chupadores de dedão do pé (digo isso, pra não baixar completamente o nível e, dizer o que esses merecem ouvir, ou seja, lambedores de cu), não tiveram peito/bolas pra detê-lo. Quando abriram as seladas bocas, foi pra gritar olé!!! ao feroz matador.
O “defensor” da Carta de Puebla, como se não tivesse casa pra morar e, não recebesse belíssimo salário - instalou-se com a família por anos na Granja. É claro, às custas dos impostos que os “protegidos” pela citada Carta pagam à duras penas.
O povo sustentou, também, familiares do referido político de “esquerda” em cargos públicos ultra bem remunerados. Alguns, não satisfeitos, foram à caça e à pesca predadoras.
O democrático então governador, usou e abusou da TV Educativa, pra autoelogiar-se. Pra desancar os adversários. Pra defender o indefensável. Pra tentar desmoralizar os meios de comunicação, que cumprindo seu papel, fizeram flotar o que o muito ético ex-soberano, queria que ficasse escondido no armário.
“Rapá!!!” por pouco, muito pouco, o homem não vai exibir-se; não vai dizer mentironas, em Brasília!
Assumindo o Trono, o vice-governador Orlando Pessutti, ressurgindo das cinzas, naquele pequeno instante poderoso, rompeu com o ex-czar. Pessutão, foi “em busca do tempo perdido” com tal sofreguidão, que avançou como um rolo compressor sobre os planos do governador eleito.
A ausência de dignidade é tanta, que “esquecido” pela hoje presidente do país e, pela cúpula de seu muito digno PMDB, Pessuti – como se disso dependesse sua sobrevivência física – fica na condição de suplicante pelo que sobrou dos cargos, gladiadoramente disputados.
Parlamentares do Paraná - pra não variar - se esbaldaram em seus jogos de interesses. Permitiram e/ou locupletaram-se com as sacanagens cometidas, com a grana do povo.
Sem nenhuma vergonha, submeteram-se às ordens insanas e/ou malandras do então “Tonante”. Alguns dos safados, nós fizemos o favor, de reeleger.
OBA!!! VIVA NÓS!!!
O deputado Valdir Rossoni, hoje presidente da Assembléia Legislativa, faz com que voltemos a ter Esperança. Começou, já no primeiro dia de trabalho, a demolir os esquemas podres há muito implantados.
Os “cegos, surdos e mudos” que dirigiram aquela Casa de Leis, bem como os deputados que “nunca sabem de nada,” devem ser chamados pra dar explicações ao povo.
OBA!!! VIVA NÓS!!!
Além de não cumprir o compromisso assumido, de concluir o mandato como prefeito de Curitiba, Beto Richa propôs censura à divulgação das pesquisas sobre intenção de voto, na campanha ao governo do Estado. Enquanto estava no topo da lista, não se importou com a “metodologia”.
Desde que seu nome foi lançado, eu cabalei votos com vistas à sua vitória. Dias antes da eleição, diante do quadro deprimente, decidi votar no Paulo Salamuni.
Beto em pessoa; seus assessores; partidários; aliados; marqueteiros - triste pra mim que, idiotamente, acreditei no discurso - navegaram, como os outros tantos, na “esperteza”.
Eleito, Beto Richa, a exemplo de seu antecessor, nomeou e/ou fez com que nomeassem familiares. No seu arquivo pessoal – não precisava!!! – Beto acervou “fichas sujas”.
OBA!!! VIVA NÓS!!!
Outro espetáculo deprimente: umas e outros que são nomeados secretários de Estado; presidentes ou diretores de órgãos ou empresas públicas, não se importam em fazer gestão de bosta. Como umas e outros não querem perder o cargo; o status; as delícias mil que o poder pode ofertar, não peitam; não batem o apêndice na mesa do governante.
O trabalho que o povo lhes paga pra realizar e, que deve ser ético; eficiente e eficaz, fica pras calendas gregas.
Governantes e gestores por sua vez, deliciam-se com a subserviência. Fazem e dizem o que lhes vêm ao umbigo.
Não aparece viva alma pra dizer-lhes que, a cabeça pensante é a que fica grudada ao pescoço. Ninguém os molesta com papos sobre ética; transparência. Ninguém os lembra sobre o que prometeram na campanha eleitoral. Ninguém os desagrada com conversas sobre dignidade; justiça. Com pentelhações sobre o devido respeito ao povo que, logrado mais uma vez, terá que esperar dias sem fim, por melhores dias.
OBA!!! VIVA NÓS!!!
Os Estados Unidos e outras potências democráticas, paparicaram e paparicam – por “N” interesses – asquerosas ditaduras de “direita.”
No momento em que o povo, exausto de opressão e repressão, decide derrubá-las, o presidente americano de plantão, avacalhado, ainda quer contemporizar.
Apoiar ditadura de que “lado” ela seja, é ser conivente com toda sorte de violência.
OBA!!! VIVA NÓS!!!
Como vivemos no município; no estado; no país “do futuro”, quem sabe um dia, começaremos a usar nossa massa encefálica; começaremos a aprumar nossa coluna vertebral.
Será melhor pra todos, que isso aconteça antes do planeta dar por concluído, o presente ciclo de vida.
PEDIDO: se você concorda com o exposto, por favor, divulgue este texto.

Obrigada.

Yara

Um comentário:

Marildah disse...

Avoe Yara!!!!LI num so folego!Parabens e que bom poder ler tudo o que nos engasga dito de uma forma tao clara, simples e hemorragica!!!Viva voce e continue assim, mostrando ao que veio.Na pior das hipoteses desabafa.Costumo ser otimista (utopica?) mas que ta FODA , isso ta!Beijos. Marilda Jardim