segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Quem não tem amigo está morto

Lu Rufalco,
Luzinha, minha amiga amada.

Ulisses Galleto, meu querido amigo, meu respeitado companheiro de militância cultural.

Estou feliz porque vocês deram atenção ao meu texto "QUEM MENOS CORRE VÔA", referente à campanha eleitoral deste 2o Turno.
Estou feliz porque meu objetivo em escrevê-lo e divulgá-lo, ou seja, propor questões pra reflexão e pra conversas foi alcançado.

Com o comentário que vocês fizeram - obrigada meus amigos - me dei conta que não fui suficientemente clara, no tentar transmitir "o espírito da coisa".

Nunca fui, não sou e muito provavelmente não serei filiada a partido político, porque não vejo nenhum dar cumprimento ao seu programa. Não vejo nenhum recusar filiação aos mafiosos. Não vejo nenhum expulsar de seus quadros, aqueles que "pisam na jaca" - sacanagem, roubalheiras, canalhices de toda ordem.

O ponto crucial que tento expor no meu texto, é o desalento que o Partido dos Trabalhadores - PT, causou não só a mim, mas a muitos que nele depositaram suas esperanças.

Idiotamente, confiei no programa que o PT apresentou quando foi fundado.

Além de eleitora, fiz campanha pra candidatos do partido. Em particular, pra Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições que ele concorreu à Presidência da República. Menos, para o último mandato.

O que destaco - não quero e não vou "tapar o sol com peneira" - é que o PT e integrantes, em vinte e tantos anos de discurso assumiram o compromisso, em estando no poder, de acabar com o sistema porco de se fazer política em nosso país.

A aliança do PSDB com o DEM é um espanto, porém, não surpreende que ariranhas se juntem no abocanhar as "carnes" que os cofres públicos podem proporcionar.

Agora, o PT que sempre fez duras críticas à corrupção, aliar-se ao PMDB - há muitos anos, o partido não é mais o "PMDB, velho de guerra" - e promover a "festa do bode" é overdose.

Reitero, com ou sem eleições, tenhamos compostura.

Já conhecíamos e conhecemos os políticos que são safados. Como a impunidade impera no Brasil, esses continuam em suas carreiras de bandidos, com sucesso.

O PT e filiados reitero, prometeram combater tais quadrilhas. O que mais dói e provoca indignação, é que petistas no poder demonstram - com o que dizem e fazem - que são tão safados, ou até mais, do que a velha corja.

Luzinha, atenção, eu não escrevi que José Serra foi o melhor prefeito ou melhor governador de São Paulo. Não escrevi que Serra é Francisco de Assis ressuscitado. Escrevi, isso sim, que como político, também realizou louváveis ações e obras, em benefício do povo.

Convenhamos minha amiga, que Serra tem demonstrado respeitar o regime democrático, o que não tem sido o caso de Lula; de petistas e de Dilma Rusself, nos cargos públicos que ocuparam.

Ulisses, estou sabendo das falcatruas continentais do Governo Lula e de petistas, porque gosto de ler e porque quero estar informada sobre o que ocorre na nossa cidade; no Estado; no País e no mundo; reconheço e escrevi no meu texto que o Governo Lula realizou muitas e importantes ações e obras, em nosso benefício.

No meu texto me exponho - sim, sem medo, sem vergonha de confessar meu gigantesco equívoco.

Vocês sabem que muitos dos líderes do PT e outros menos cotados, ao chegar ao poder denudaram-se. Cagaram no prato. Usam e abusam da autoridade, das benesses que os cargos que ocupam lhes concedem.

Reitero, a ganância; o engodo; o desrespeito pelo povo, é um fato.

Ulisses, você está com toda a razão em ter apontado no meu texto, preconceito. Sou mais do que preconceituosa, tenho nojo de pessoas enganadoras; autoritárias; assaltantes do dinheiro público. Tenho nojo de sacanas; de calhordas; de subservientes, bajuladores; daqueles que, por conveniência, ficam cegos, surdos e mudos, diante do descalabro ambiente.

Vocês sabem, meus amigos, que sou pequena burguesa, mas que nos últimos 37 anos de minha vida lutei e continuo lutando, em equipe, pelas necessidades e pelos legítimos interesses do coletivo. Em particular, daqueles que trabalham na área artístico-cultural.

Vocês sabem que não faço "jogo". Que, certa ou errada, falo e escrevo sinceramente e, de maneira frontal.

Por esta razão, umas e outros me apunhalaram pelas costas. Como felizmente pra mim, não tenho "rabo preso" com ninguém, sobrevivi.

Meus queridos, vocês podem, se quiserem, divulgar o comentário que fizeram sobre "Quem Menos Corre Vôa". Será ótimo pra todos nós. Assim, quem sabe vamos oferecer oportunidade pro debate que é tão indispensável; pra reflexão e discussões que podem um dia nos tirar do subdesenvolvimento, da indigência intelectual que vivemos.

Adorarei se nos encontrarmos, Luzinha e Ulisses, pra conversarmos sobre este assunto e, mil outros que são chaves pra nossa vida - o povo brasileiro.

Com o carinho, o respeito e a admiração de sempre.

Abraços e beijos.

Yara Sarmento.

Nenhum comentário: